segunda-feira, 26 de março de 2012

Produção de classe!

Olá, gente amiga!
Que tal postarmos algumas atividades realizadas em sala?

Para começar, segue a produção do aluno Lohan, do 7°ano. É uma proposta de pesquisa sobre o mundo dos dinossauros e a escrita de um texto sobre como serão os animais daqui há um milhão de anos.

Dinossauros
Durante 135 milhões de anos, estes vertebrados se tornaram a espécie dominante do Planeta Terra, num período geológico de tempo que vai desde o início do Jurássico (cerca de 200 milhões de anos atrás) - após a Extinção do Triássico-Jurássico que eliminou a maioria de seus concorrentes pseudosuchia - até o final do Cretáceo (cerca de 65 milhões de anos atrás), quando um evento ocasionou a Extinção Cretáceo-Paleogeno, erradicados todos os dinossauros ao fim da era Mesozóica - com exceção dos dinossauros aviários. A teoria mais aceita é que o meteorito encontrado na Cratera de Chicxulub, no México, foi o responsável pela extinção dos dinossauros. O registro fóssil indica que os pássarosevoluíram dos Terópoda durante o período Jurássico. Alguns deles sobreviveram ao evento de extinção do Cretáceo-Paleogeno, incluindo os ancestrais de todas as aves modernas. Conseqüentemente, nos sistemas de classificação modernos, as aves são consideradas um tipo de grupo de dinossauros.
Os dinossauros são um grupo variado de animais. As aves - mais de 9.000 espécies de seres vivos - são o grupo mais diversificado de vertebrados, além dos peixes perciformes. Usando evidência fóssil, os paleontólogos identificaram mais de 500 diferentes gêneros e mais de 1.000 espécies diferentes de dinossauros não aviários. Eles estão representados em todos os continentes por todas as espécies existentes e pelos restos fósseis. Alguns são herbívoros, outros carnívoros. Muitos deles foram bípedes, outros pertencentes a grupos

Animais daqui há um milhão de anos
Acredito eu que daqui a um milhão de anos os animais estejam completamente ameaçados e assim, agressivos, mas creio também que sejam poucas as espécies, e apenas os animais domésticos ainda estejam bem. Mas também creio na possibilidade de eles terem evoluído suficientemente para poder conviver conosco.


Glossário
Carnívoros- Animais que se alimentam de carne.
Bípedes- Em zoologia, usa-se o termo bípede para qualificar os animais terrestres que se deslocam normalmente na posição vertical, como o homem.
Herbívoros- Animais que se alimentam de plantas e vegetais.
Perciformes- 40% de todos os peixes e constituem a maior ordem de vertebrados.
Pseudosuchia- É o nome dado originalmente a um grupo de répteis pré-históricos do período Triássico.
Quadrúpedes - Animais que apoiam os 4 membros no solo, ao deslocarem-se, em contraposição aos animais que normalmente apoiam apenas dois, como o homem, e que são chamados bípedes.
Terópoda- É um grupo de dinossauros bípedes, carnívoros e omnívoros, pertencentes à ordem Saurischia (do grego sauros (σαυρος) lagarto, e ischion (ισχιον), que significa quadril)

Nenhum comentário: