sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A origem do nosso português


A nossa língua portuguesa é cheia de influencias de outras línguas e dialetos.Isso provavelmente você conhece.
O que provavelmente você não sabe é que o nosso português desenvolveu-se na parte ocidental da Península Ibérica e descende do latim. A língua começou a se diferenciar das outras línguas românicas depois da queda do Império Romano e das invasões bárbaras no século V. Por volta do século IX começou a ser usada em documentos escritos e no século XV DC já se tinha tornado uma língua com rica literatura.
O português sofreu influencias do arabe, francês,e línguas indígenas e africanas. Veja alguns exemplos:
alface - árabe
alcachofra - árabe
menu - francês
et cetera (etc) - latim
maracujá- guarani
jabuti - guarani
garçom - francês
sutiã- francês
chá- japonês
níquel - alemão
O mais interessante é que a incorporação de outras palavras, expressões ou ainda a influencia de outras linguas é inevitável e ocorre a todo momento. Hoje, por exemplo, já usamos "e-mail" e não mais "correio eletrônico". É mais uma prova que a língua é viva.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu entendi que o português surgiu desde que Roma começou a sofrer crises.Depois esta língua tendeu a sofrer grande influência de outros países, citados acima.E que também que o português também teve palavras adaptadas do inglês.

Luis Fernando Brito

7° ano

BLOG DO LOUCO disse...

que legal pq eu intendi que o portuques começou em outro lugar e veiu para ca muito rapido parabens que materia massa essa

Unknown disse...

Eu ntendi que a língua portuguesa é cheia de influencias de outras línguas e dialetos.O que provavelmente vocÊ não sabe é que nosso portugues desenvolveu-se na parte ocidental da penénsula libéricae descendo do latim.

Daianna rosa

7 ano
10de fevereiro de 2010 14:03

Unknown disse...

Eu entendi que a lingua Portuguesa sofreu varias influencias de outras linguas.E até hoje ainda temos palavras árabes,latim,guaranis,francêsas,alemãs,japonesas etc...É descendente do Latim, e começou a se diferenciar de outras linguas.Ela começou a se tornar uma lingua mais rica,a Lingua Poruguesa hoje é a quinta lingua mais falada :D'