terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Países que falam português


A língua portuguesa é a quinta mais falada e a terceira do mundo ocidental, superada pelo inglês e o espanhol. Atualmente, aproximadamente 250 milhões de pessoas no mundo falam Português, o Brasil responde por cerca de 80% desse total.

Diante disso, no mundo a língua portuguesa é instituída como oficial em Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Diante da grandiosidade da língua, em países do MERCOSUL é obrigatório o ensino do português como disciplina escolar.

Existem ainda lugares que utilizam a língua de forma não oficial, assim o idioma é falado por uma restrita parcela da população, são eles: Macau, Goa (um estado da Índia) e Timor Leste na Oceania.

A dispersão da língua em distintos continentes deve-se principalmente pela política de expansão de Portugal, especialmente nos séculos XV e XVI, quando ocorreu a exploração de uma grande quantidade de colônias, sendo assim, a língua da metrópole foi introduzida e logo se juntou com as culturas locais formando uma diversidade de dialetos, essa nova forma de falar o português fora da Pátria mãe era denominada de criolo.

O português é oriundo do latim vulgar (usado pelo povo essa variação era apenas falada) língua que os romanos inseriram em uma região ao norte da Península Ibérica chamada de Lusitânia. A partir da invasão dos romanos na região, praticamente todos os povos começaram a usar o latim, salvo o povo basco, nesse processo teve início a constituição do espanhol, português e o galego.

Em sua essência é uma língua românica, ou seja, ibérico-românico, que deu origem também ao castelhano, catalão, italiano, francês, romeno e outros.

O português se diferencia por meio da variedade de dialetos e subdialetos e no âmbito internacional, pois a língua é classificada em português brasileiro e europeu.

Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/paises-que-falam-portugues.htm

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A origem do nosso português


A nossa língua portuguesa é cheia de influencias de outras línguas e dialetos.Isso provavelmente você conhece.
O que provavelmente você não sabe é que o nosso português desenvolveu-se na parte ocidental da Península Ibérica e descende do latim. A língua começou a se diferenciar das outras línguas românicas depois da queda do Império Romano e das invasões bárbaras no século V. Por volta do século IX começou a ser usada em documentos escritos e no século XV DC já se tinha tornado uma língua com rica literatura.
O português sofreu influencias do arabe, francês,e línguas indígenas e africanas. Veja alguns exemplos:
alface - árabe
alcachofra - árabe
menu - francês
et cetera (etc) - latim
maracujá- guarani
jabuti - guarani
garçom - francês
sutiã- francês
chá- japonês
níquel - alemão
O mais interessante é que a incorporação de outras palavras, expressões ou ainda a influencia de outras linguas é inevitável e ocorre a todo momento. Hoje, por exemplo, já usamos "e-mail" e não mais "correio eletrônico". É mais uma prova que a língua é viva.